Você sabia?

Você sabia que o mini folder é conhecido como cartão duplo? Ele possui uma área de exposição maior do que aquele convencional cartão comercial. Poderá reunir em apenas um ambiente o show room, os dados da sua empresa, etc. Apenas se respeitar as regras básicas vai poder ser utilizado como cartão.

 

CARTÃO

 

Como o nome próprio diz, o cartão de visita é um chamativo para que o prospect ou cliente possa ir visitá-lo. Não se pode transformá-lo em um folder, panfleto ou placa, então é necessário tomar bastante cuidado na elaboração do mesmo. Ele deve ser objetivo, limpo, direto ao assunto, ter dados que sejam de fácil entendimento e legibilidade, pois terá uma rápida leitura do público. O formato mais utilizado é de 9x5cm, em papel couche 230g.

 

CARTAZ

 

Já o cartaz possui impressão apenas de um lado e será fixado em locais abertos, principalmente ao ar livre. O seu objetivo é fornecer informações comerciais ou algum evento que esteja para acontecer, como espetáculos, exposições… Ele terá um visual mais apelativo, para que a comunicação seja rápida. Por isso, é uma das principais ferramentas usadas na comunicação e no desenvolvimento das empresas, com a finalidade de atingir objetivos estratégicos. Pode realizar também funções sociais e econômicas. A comunicação através do cartaz é uma das formas mais eficazes encontradas por essas organizações para se relacionarem com o mercado.

 

Para saber qual será a forma de utilização você deverá responder perguntas como:

 

Qual é o tipo de pessoa que você quer alcançar? Onde estarão fixados esses cartazes? Lojas, corredores, pontos de ônibus, totens em shoppings, quadros de avisos em repartições públicas, igrejas, internos nos ônibus, metros? Qual é a distância que essas pessoas poderão ler as informações do cartaz com legibilidade? Qual é a distância mínima e máxima que o cartaz terá para despertar interesse? Qual é a camada social? Qual é a religião? Será que existe alguma cor que provoque algum sentimento? Como fazer para ele não cansar as vistas, não embasar os olhos? Qual é o tipo de fonte que deve ser usada para atingir o público alvo? Linguagem regional?

 

Essas respostas irão permitir que você saiba a velocidade em que as pessoas terão para absorver as informações dos cartazes antes de continuarem o seu dia a dia. Como você pode perceber existe muito mais em um cartaz do que apenas fotos, desenhos e letras.

Faça um comentário